domingo, 30 de janeiro de 2011

Planejamento para educação infantil

Fiz este planejamento para às crianças do II e  III estágio. Está baseada nos referenciais para a educação infantil (MEC)

Sociologia


História de vida,família.

Quem sou eu.

Bairro onde mora,cidade

Lugares de atendimento a população (posto de saúde, escola, hospital)

Artes

Cores

Formas geométricas

Ultizar materiais de diversas maneiras( massinha, giz, sucata, tinta papeis coloridos, etc.)

Utilizar técnicas variadas de pintura, deseho e modelagem

Fazer construções com blocos lógicos e brinquedos de montar

Dançar, cantar (estimulação motora e linguística)

Desenvolvimento afetivo

Desenvolver independencia e iniciativa das crianças propondo atividades e brincadeiras que possam ser realizada pela turma ( EX: brincadeira de tirar o sapato e coloca-los de volta)

Guardar os brinquedos juntos após brincar.

Cuidados de higiene fisica: lavar as mãos, suar o nariz, escovar os dentes, tomar banho) Mental: brincar, assistir um bom programa, passear, dormir bem, descançar.

Proporcionar momentos de troca e materiais a fim de desenvolver a empatia.

Despertar motivações para realizar tarefas e satisfação de conseguir realiza-las.

Desenvolver atividades que proporcionem a coletividade (trabalho em grupo).

Desenvolvimento social

Ajudar na organização da sala

Estabelecer regras de convivência (pode e não pode).

Cuidar do material coletivo

Compartilhar responsabilidades com as crianças em forma de rodizio.

Discutir as regras de forma equilibrada.

Discutir valores e princípios.

Atitudes de cortezia: Bom dia boa tarde, obrigada, com licença, por favor etc...

Psicomotricidade

Pular, escorregar, dramatizar e movimentar o corpo.

Desenhar, recortar, rasgar papeis.

Equilibar-se em linhas retas, correr em círculos.

Expressar através de mímicas,

Palmas, andar em círculo, brincadeiras de roda, rítimo,

Dança da cadeira, e outras brincadeiras tradicionais e folclóricas.

Matemática

Operações pré operatórias

Números (diferencia-los das letras)

Seriar- palitos, figuras, pecinhas ou material de sucata.

Classificar- por cores, por quantidades, por formas

Sequência numerica

Maior-menor, mais- menos

Fino-grosso

Alto-baixo

Todos os contrários

Noções temporais (ontem, hoje, amanhã) (manhã e tarde).

Dias da semana, meses e estações do ano (com base nos dias atuais)

Linguagem oral e escrita

Contos, parlendas, cantigas de roda, poesia,fábulas,texto informativo, listas, escrita do nome, trava lingua, jogos de rima.

Hora da história: permitir que as crianças coloquem suas próprias impressões sobre o texto.

Começo, meio e fim (elementos de uma narrativa).

Fonema e grafema (letra e o som).

“…Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo.


Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar.


Não há educação imposta, como não há amor imposto, quem não ama não compreende o próximo, não respeita.”


Paulo Freire (1997).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Adaptação escolar: O medo e a insegurança




Como é difícil para todos nós lidar com a insegurança e o medo do novo. Todos nós adultos sabemos disso, temos medo do desconhecido, por este motivo temos sempre algum receio de recomeçar, abrir novos caminhos vivênciar novas descobertas. Imagine só para uma criança que nunca saiu de casa sem os pais, que sempre esteve em companhia da família, de repente, vê-se em um ambiente estranho cheio de crianças que ela nunca viu e pessoas estranhas.
A adaptação das crianças à escola é diferente para cada um e ás vezes um processo difícil e demorado. Seja para o bebê, para o maiorzinho ou até para aquele que esta ingressando no ensino fundamental e o educador juntamente com todo o corpo escolar deve pensar como fazer para criar estratégias que proporcionem  a adptação. A criança precisa de profissionais que estejam dispostos a ajuda-lo neste processo.Investir nestas estratégias é importante não somente para que a criança possa se adaptar, mas também para evitar o maior desgaste fisico e emocional do educador.
Estratégias para serem realizadas quando do ingresso da criança na instituição:

No primeiro dia, uma boa sugestão é deixar à disposição da criança brinquedos atrativos, mostrar os ambientes previamente organizados e apresentar a educadora responsável pela sua adaptação. (VITÓRIA; ROSSETTI-FERREIRA, 1993). Também nesse dia é ideal a criança permanecer somente algumas horas e, com o tempo, estender seu tempo de permanência até alcançar o período todo. É importante adotar essa estratégia porque permite uma transição gradual dos cuidados prestados pela mãe aos cuidados do novo ambiente, prestados pelas educadoras, o que minimiza as consequências da separação entre a mãe e a criança. (RAPOPORT; PICCININI, 2001).
Outra estratégia é permitir a presença de um familiar junto à criança que a estimule a explorar o novo ambiente, a se relacionar com a educadora e com outras crianças. Depois, a mãe ou esse outro familiar deve ficar apenas na recepção da instituição e, gradativamente, diminuir seu tempo de permanência na escola até o afastamento completo. (RAPOPORT; PICCININI, 2001).
Nas primeiras separações, a mãe deve entregar a criança para a educadora responsável pela adaptação. É importante que esse papel seja desempenhado sempre pela mesma educadora, não havendo trocas de educadoras nos primeiros dias da criança ingressante, para que esta se sinta segura em relação a uma pessoa da instituição e crie um vínculo com ela. (BONDIOLI; MANTOVANI, 1998).
Algumas dessas estratégias podem ser difíceis de ser implementadas, por exigirem muitos profissionais, dedicação e tempo. Porém, existem algumas que são de fácil adequação, como, por exemplo, permitir que a criança traga de casa um objeto de que goste muito para que se sinta mais segura (uma coberta, um urso, um álbum da família ou até mesmo uma foto de sua mãe ou o brinquedo favorito), ou permaneça durante algum tempo brincando com um irmão ou um primo que estude na mesma escola, ou telefone para sua mãe, caso ela não possa permanecer na escola durante os primeiros dias para acompanhar a adaptação. Além disso, a educadora pode elaborar algumas atividades que ajudem a criança a lidar com a separação. (BALABAN, 1988). Para pôr em prática as estratégias citadas, é necessário que as escolas tenham uma preocupação e um comprometimento diante do processo de adaptação para facilitar a transição dos cuidados prestados em casa para a escola e minimizar as consequências da separação.
Outra estratégia para que os pequenos passem por esse período de adaptalção da melhor maneira possível é organizar um mural com a foto da familia de cada criança e solicitar num determinado momento para cada uma delas mostar para o coleguinha onde esta a mamãe, o papai ou aquele que representa sua família.
O vínculo da criança com a professora e os colegas pode ser lento, é preciso paciência, tranquilidade e a parceria com a família. De fato todos se sentem inseguro, os profissionais da escola, as crianças e os pais. Mas é preciso deixar nosso medo de lado para ajudar nossos pequenos.
O adulto é quem ensina a crianças destiguir o que é certo e o que não é. Destiguir onde há perigo e como se comportar no meio social. Um pai não pode ensinar a seu filho que a mentira é algo errado se seu filho o ver mentindo para todo mundo, assim como uma mãe não pode dizer a uma criança pequena, "Está tudo bem meu filho, aqui na escola você vai ficar bem e eu volto para buscá-lo", depois disso sair chorando fazendo com que a criança perceba que sua mãe esta com mais medo que ela.Se as crianças perceberem que os pais tem medo e estão inseguros de deixa-los na escola pode enteder que este é um lugar perigoso e que não vai ser bom para ela. É necessario que os pais procurem conhecer a professora de seu filho e participem ativamente da vida deles.E necessário entender os receios das crianças conversar com eles, procurar tranquiliza-los. Dizer-lhes que um dia quando ainda era pequeno também passou por isso.
Com os pequeninos a conversa não será tão eficaz é preciso muita calma, paciência e tranquilidade.
Ressalto ainda que é importante não mentir para a criança. Frases do tipo sua mãe foi no banheiro e já vem, fará com que a criança perca a confiança no profissional, pois logo vai percebr que ela mentiu.
Desejo boa sorte a todos os professores neste período tão dificil de adaptação dos nossos alunos e que "Deus" nos ajude.

" Não se preocupe com a distancia entre seus sonhos e a realidade; se você pode sonha-los, você pode realiza-los. No fim tudo da certo, se ainda não deu certo é porque ainda não chegou o fim"
Karl Ludwig Borne

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aquisição da linguagem escrita

Nos últimos anos, tivemos a oportunidade de vivenciar mudanças significativas nas concepções de aprendizagem e ensino da lingua escrita. Essas mudanças vem ocorrendo desde os anos 80. Em função da Psicologia Genética piagetiana que na década de 80 que traz uma nova compreensão do processo de aprendizagem da língua escrita, através das pesquisas e publicações de Emília Ferreiro. Tal fato obrigou a uma revisão radical das concepções do sujeito aprendiz da escrita e de suas relações com esse objeto de aprendizagem, a língua escrita.

Se por um lado conseguimos identificar os primeiros indícios desta tão desejada mudança, por outro percebemos que ela não atingiu a totalidade dos professores que atuam com classes de alfabetização no Ensino Fundamental, do Pré III até 2ª série,ensino de 9 anos. O fato é que algumas práticas ainda baseian-se na confusão de todas as tendencias. Uma ação um tanto equivocada na qual alguns educadores dão o nome de "mesclagem"

Como já venho postado neste blog. Estando frente a relatos de alunos pesquisadores pude observar que o método sintético ainda está presente nos arredores das salas de alfabetização. É claro que isto ocorre em função de um sistema educacional que é falho ao capacitar seus professores.Mas não é este o áspecto que pretendo focalizar no momento.

Atualmente, defrontamos com basicamente dois tipos de professores alfabetizadores: o professor que valoriza o produto- final ( ler e escrever ) e entende- o como aquisição de habilidades ( coordenação- motora, discriminação visual, auditiva, etc) e uma segunda corrente que entende a alfabetização como a compreensão do modo de construção do conhecimento, daí a valorização das hipóteses que a criança desenvolve sobre a escrita.

Essas duas concepções determinam as diferenças na prática pedagógica e nos resultados que as crianças alcançam.

Muitos professores alfabetizadores, dedican-se a primeira vertente apresentada (professor que valoriza o produto final) Até que começam a questionar a eficacia do método utilizado e iniciam um ciclo de mudanças, esta ou aquela cartilha, este ou aquele material, ou a mistura deles.
O profissional docente precisa caminhar muito para entender  "a alfabetização como compreensão dos meios que a criança utiliza para representar a construção do conhecimento sobre a língua escrita" (kramer, 1986).Isso significa compreender o processo evolutivo dos alunos e ainda posso afirmar que é imprescindível conhecer determinados aspectos desta evolução para que possamos alcançar uma pratica consciente.Trata-se portanto dos pressupostos construtivistas, mas precisamente poderemos entende-los todo o processo de aquisição da base alfabética e do sistema da escrita.
É preciso que o professor construa conhecimentos e habilidades especificas na qual permitirá a ele dirigir e orientar com segurança as tentativas das crianças, saber identificar em qual estágio do processo de apropriação do sistema a criança se encontra, saber interpretar às hipóteses com as convenções e regras do sistema e apartir de tudo isso conduzi-las a escrita ortografica.
Mudar nosso papel de doador de informação para mediador da aprendizagem.

domingo, 9 de janeiro de 2011

O professor estuda, o aluno agradece.

Nos últimos anos, a necessidade de estar em constante aperfeiçoamento se disseminou pelo mundo da educação. A cada dia, a árdua missão de educar tem se tornado mais complexa.
Observa-se que o profissional docente, têm procurado especializar-se para dar conta da façanha que é a educação e com esta experiência eles se sentem estimulados a continuar se aprimorando. Mas as vantagens não ficam só por aí, os alunos agradecem, pois o empenho dos profissionais do magistério se reflete na qualidade de ensino.
Com a ampliação dos conhecimentos os profissionais conquistam maior segurança e autonomia para desenvolver as atividades durante as aulas. Em consequência passam a lidar com as dificuldades com maior sucesso.
Nada mais prazeiroso, para quem ama de paixão a profissão, sentir que pode fazer e fazer bem feito sua função com aconsiência de que a fundamentação teórica é fundamental.
Acredito que o maior problema da educação nos dias atuais, a a formação do profissional docente, que não se encontra preparado, muitos de nossos profissionais docentes,  não adquiriram o hábito da leitura.
Ler, todo mundo sabe, mas esta longe de ser uma tarefa fácil. Dá muito mais trabalho   do que ver televisão, ouvir musica ou pensar na vioda. Qualquer leitura exige domínio da língua.
Mas é fato que a leitura é o unico meio para exercitarmos este domínio. Lembre-se sempre. Se o professor estuda, o aluno agradece.

2011! Recomeçar

2011! um novo ano. Agora é importante recomeçar. E como diria o poeta,  hoje é o dia para recomeçar, não importa onde você parou. A cada amanhecer devemos recomeçar.
E para começar com chaves de ouro, que tal abrir um sorriso pra vida, ignorar os obstáculos e seguir adiante.



Não importa onde você parou...


em que momento da vida você cansou...

o que importa é que sempre é possível e

necessário "Recomeçar".
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...

é renovar as esperanças na vida e o mais importante...

acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período?

foi aprendizado...
Chorou muito?

foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?

foi para perdoá-las um dia..
Sentiu-se só por diversas vezes?

é porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?

era o início da tua melhora...
Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar na luz...

de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal

Um corte de cabelo arrojado...diferente?

Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a

pintar...desenhar...dominar o computador...

ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio...

quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te

esperando.
Tá se sentindo sozinho?

besteira...tem tanta gente que você afastou com o

seu "período de isolamento"...

tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu

para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza...

nem nós mesmos nos suportamos...

ficamos horríveis...

o mal humor vai comendo nosso fígado...

até a boca fica amarga.
Recomeçar...

hoje é um bom dia para começar novos

desafios.
Onde você quer chegar?

ir alto...sonhe alto... queira o

melhor do melhor... queira coisas boas para a vida...

pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos...

se pensamos pequeno...

coisas pequenas teremos...

já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente

lutarmos pelo melhor...

o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da faxina mental...

joga fora tudo que te prende ao passado... ao mundinho

de coisas tristes...

fotos...peças de roupa, papel de bala...ingressos de

cinema, bilhetes de viagens...

e toda aquela tranqueira que guardamos

quando nos julgamos apaixonados...

jogue tudo fora... mas principalmente...

esvazie seu coração... fique pronto para a vida...

para um novo amor...
Lembre-se somos apaixonáveis...

somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes...

afinal de contas...

Nós somos o "Amor"...

" Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do

tamanho da minha altura."