quarta-feira, 29 de maio de 2013

Atividades para alunos com escrita pré silabica e silabica




  • Iniciar pelos nomes dos/as alfabetizandos escritos em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
  • Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
  • Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
  • Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
  • Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória, boliche, bingo;
  • Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
  •  Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
  • Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos/as alfabetizandos/ as: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
  • Classificar os nomes pelo número de letras, pela letra inicial ou final.
  • Copiar palavras inteiras;
  • Contar número de letra ou palavra de uma frase;
  • Pintar intervalos entre as palavras;
  • Completar letras que faltam de uma palavra;
  • Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;
  • Circular ou marcar letra inicial ou final;
  • Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra chave.
  • Produção de textos, ditados, listas.

  • Fazer listas e ditados variados (de alfabetizandos/as ausentes e/ou presentes, de livros de histórias, de ingredientes para uma receita, nomes de animais, questões para um projeto, etc.).
  • Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
  • Ditado de palavras do texto.
  • Análise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto.
  • Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;
  • Escrever palavras dado a letra inicial;
  • Ligar desenho a primeira letra da palavra;
  • Usar jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas,bingos, caça-palavras, etc.);
  • Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas, diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
  • Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas.
  • Produção de textos, ditados, listas.

Projeto brinquedoteca





"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )






PROJETO BRINQUEDOTECA: Lugar de brincar, aprender e criar

1. JUSTIFICATIVA:

A presença da Brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem e aquisição de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e competências de forma natural e agradável. Outra competência fundamental para a evolução integral da criança é o reconhecimento da vida cotidiana em sociedade e nas relações familiares e o respeito ao espaço do outro, respeitando a diversidade cultural , preservando o meio ambiente reforçando as relações enquanto pequeno cidadão através do brincar e interagir dentro de um espaço físico.
Assim, a brinquedoteca é um espaço onde o jogo simbólico e de faz-de-conta proporciona uma aprendizagem significativa, onde a criança representa livremente sua realidade e seus desejos.
A brincadeira estimula o raciocínio, a coordenação motora, a competitividade e a cooperação. Impõe desafios e trabalha valores como ética e respeito ao outro. Cria repertório para lidar com situações variadas. Ensina a respeitar regras e a negociar, a ganhar e a perder. Desempenha, enfim, um papel fundamental no desenvolvi¬mento da criança.

2. OBJETIVOS :

• Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho;
• Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção;
• Estimular o prazer pelo faz-de-conta e pelo jogo simbólico;
• Desenvolver as relações pessoais ;
• Estimular a criatividade;
• Valorizar o brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social;
• Incentivar o respeito ao outro e o cuidado com os espaços da escola;
• Brincar e criar;

3. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA

Na Brinquedoteca serão desenvolvidas atividades lúdicas através de jogos simbólicos (imitação do cotidiano de uma família: os papéis de cada membro da família), brincadeiras populares (esconde-esconde etc.), uso de brinquedos diversos (carros, bonecas, jogo de montar etc.), leitura de livros infantis e construção de jogos e brinquedos utilizando sucata. As crianças constroem seus brinquedos a partir de um tema proposto pela professora e com o material descartável (sucata), elas produzem carros, ônibus, helicóptero, assim além de estimular a criatividade das crianças, as conscientizamos sobre a reutilização de certos materiais para a reciclagem. O faz-de-conta será estimulado através do uso das roupas e fantasias e do reconto de Historia através de teatro de fantoches explorando os eixos principais dos objetivos propostos.

4. CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

• Valores: respeito, solidariedade, cooperação, amizade etc;
• Ludicidade;
• Motricidade;
• Linguagem oral e escrita;
• Criatividade e imaginação.

5. CONTEÚDOS:

• Valorização das relações familiares;
• Os membros de uma família e seus papéis;

• Conto e reconto de histórias;
• Amizade e cooperação;
• etc
· Identidade e autonomia
· Meio ambiente
· Cidadania
· Africaniedade
· Diversidade cultural

6. AVALIAÇÃO:

Deverá ser formativa, contínua e processual, através de observação .



plano de curso educação infantil

Guardo aqui para não perder, mas quem quiser pode aproveitar


         Objetivo Específicos
     
  • Desenvolver na criança o processo de aprendizagem e comunicação expressando seus sentimentos, ideias, pensamentos e opiniões. Permitindo á criança a elaboração de hipóteses que levam a construção do conhecimento .
  • Utilizar a entonação e o ritmo nas múltiplas linguagens (música, poesia, etc.)
  • Proporcionar condições para que o aluno desenvolva o raciocínio lógico matemático partindo da observação e comparação permitindo que o mesmo desenvolva autonomia para solução de problemas.
  • Propor momentos nos quais as crianças possam realizar descobertas sobre seu corpo, sua saúde, da terra, das plantas, dos animais e sobretudo o que ocorre ao seu redor possibilitando que construa seus próprios conceitos .


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Conteúdos - 1° Bimestre

  • Conceitos, fatos e princípios da linguagem oral;
  • Diálogo;
  • Familiarização das letras que compõem o nome;
  • Leitura de imagens;
  • Gêneros textuais;
  • Escrita como representação da fala;
  • Reescrita a partir de suas hipóteses;

Conteúdos - 2° Bimestre

  • Produção e interpretação de pequenos textos;
  • Função social da escrita;
  • Ouvir histórias;
  • Leitura diária do Alfabeto;
  • Leitura de imagem;
  • Gêneros textuais;
  • Reconhecimento e escrita do seu nome e dos colegas;
  • Relatos em seqüência de acontecimentos vivenciados;

Conteúdos - 3° Bimestre

  • Usar corretamente a língua;
  • Estimulação do uso correto das palavras;
  • Produção de texto coletivo;
  • Preparar a fala para uma exposição oral;
  • Escrever seu próprio nome;
  • Selecionar material para ler;
  • Percepção da ordenação e da seqüência da história;
  • Compreensão e reconhecimento da função social da escrita;
  • Ouvir, comentar, reconhecer, e recontar histórias;

Conteúdos - 4° Bimestre

  • Organização e cuidado com materiais;
  • Conhecimento das várias modalidades da linguagem;
  • Compreensão do que é a escrita e o que ela representa;
  • Narração de histórias ou fatos com alterações da versão original;
  • Cooperação e iniciativas;
  • Participar em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
  • Conhecer as letras do alfabeto;
  • Levantar hipóteses sobre o tema a partir do titulo; 
  • Recontar histórias conhecidas com aproximação ás características de histórias original no que se refere a descrição de personagens.

MATEMÁTICA

Conteúdos - 1° Bimestre

  • Manipular e utilizar blocos e figuras geométricas;
  • Resolução de situação problema;
  • Contagem oral e associação de numeral a quantidade até 05;
  • Reconhecimento da função social do número;
  • Bingo;
  • Jogos variados;
  • Participar de registros de receitas;
  • Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
  • Exploração e identificação de propriedades geométricas;

Conteúdos - 2° Bimestre

  • Relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
  • Comparar receitas (culinária ,tintas,etc.);
  • Desenvolvimento da notação numérica;
  • Uso da linguagem matemática;
  • Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
  • Observar números que fazem parte de sua vida (sapato, roupa, casa);
  • Percepção progressiva do calendário;
  • Grandeza de medidas, lateralidade, identificação do número;

Conteúdos - 3° Bimestre

  • Resolução de situação problema;
  • Noções de tempo (calendário);
  • Contagem e representação simbólica;
  • Contagem oral e associação de numeral a quantidade até 09;
  • Exploração de numerais em diferentes materiais;
  • Jogos de faz de conta;
  • Bingo de ditados de números;
  • Registro de jogos (posição, pontuação);

Conteúdos - 4° Bimestre

  • Escrita Numérica;
  • Seqüência numérica;
  • Números e quantidade;
  • Seriação;
  • Simbolização;
  • Espaço e forma;
  • Cálculo Mental;
  • Classificação e ordenação :
  • Noções das quatro operações básicas;
  • Contagem oral, associação e registro do numeral a quantidade até 10.

NATUREZA E SOCIEDADE

Conteúdos - 1° Bimestre

  • Esquema corporal;
  • Órgão dos sentidos;
  • Os lugares e as paisagens;
  • Meio Ambiente;
  • Imagem e auto-estima;
  • Higiene e saúde;
  • Família;
  • Escola;
  • Conhecimento das datas comemorativas;
  • Sustentabilidade;

Conteúdos - 2° Bimestre

  • Fenômenos da natureza;
  • Meios de comunicação;
  • Meios de transporte;
  • Tipos de moradia;
  • Datas comemorativas;
  • Profissões;

Conteúdos - 3° Bimestre

  • Modo de ser, viver e trabalhar;
  • Saúde;
  • Plantas;
  • Seres vivos;
  • Alimentação;
  • Mudanças climáticas;
  • Identificação da zona rural e zona urbana;
  • Datas cívicas;
  • Africanidade;
  • Sustentabilidade;

Conteúdos - 4° Bimestre

  • Conhecimento da importância da reciclagem do lixo;
  • Faz de conta (mercadinho ,,cantinhos,receitas,etc);
  • Reconhecimento das tradições culturais dos diferentes grupos sociais;
  • Povos indígenas e africanidade;
  • Conhecimento das datas;
  • Trabalhar a leitura de muitas maneiras em grupos, individualmente ,em voz alta, silenciosamente ,etc.



MOVIMENTO

Conteúdos - 1° Bimestre

  • Expressividade;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Atividades rítmicas;
  • Conhecimento e controle do corpo;
  • Expressão corporal, movimento globais e movimentos independentes;
  • Brincadeiras tradicionais;

Conteúdos - 2° Bimestre

  • Gestos com movimentos;
  • Percepções táteis, visuais e auditivas;
  • Esquema corporal;
  • Circuito psicomotor;
  • Seqüência de gestos;
  • Brincadeiras de roda;
  • Mímica com movimento;
  • Danças educativas;

Conteúdos - 3° Bimestre

  • Jogos de faz de conta;
  • Jogos representativos;
  • Lateralidade;
  • Ampliação gradativa dos movimentos;
  • Atividades rítmicas;
  • Jogos de agilidade, destreza e força;

Conteúdos – 4° Bimestre

  • Movimentos com bola;
  • Expressão corporal;
  • Capacidade física (coordenação, velocidade, força, resistência, equilíbrio, flexibilidade, agilidade);
  • Utilização dos brinquedos no parque;





MÚSICA

Conteúdos - 1° Bimestre

  • Apreciação musical;
  • Fazer musical;
  • Apreciação de músicas;
  • Audição de músicas de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas;
  • Hino Nacional e da Cidade;


Conteúdos - 2° Bimestre

  • Participação em situações que desenvolvam a memória musical;
  • Imitação e reprodução de movimentos a partir de criações musicais;
  • Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
  • Apreciar som e silêncio;
  • Gosto e atenção em ouvir música;


Conteúdos - 3° Bimestre

  • Instrumentos musicais;
  • Exploração dos gestos corporais;
  • Interesse por vários estilos musicais;
  • Desenvolver memória musical;
  • Atitudes normas e valores musicais;


Conteúdos - 4° Bimestre

  • Fazer musical;
  • Escutar atentamente as músicas;
  • Desenvolver memória musical;
  • Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
  • Música educativa da atualidade infantil;


IDENTIDADE E AUTONOMIA


Conteúdos - 1° Bimestre

  • Adaptação;
  • Identidade e Autonomia;
  • Identificação;
  • Interação;
  • Valorização;

Conteúdos - 2° Bimestre

  • Nome;
  • Socialização;
  • Cuidados pessoais;
  • Imagem;
  • Respeito e diversidade;
  • Respeito ás características pessoais relacionadas ao gênero etnias, peso, estrutura etc.;

 
Conteúdos - 3° Bimestre

  • Realizar atividades com independência;
  • Participar de brincadeiras de escolha;
  • Respeito e valorização da cultura do grupo;
  • Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares do convívio social;
  • Valorização de limpeza e aparência pessoal;
  • Procedimentos relacionado á alimentação e higiene ;


Conteúdos - 4° Bimestre

  • Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;
  • Participar de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras;
  • Reconhecer o corpo e suas características;
  • Identificação de situações de risco de seu ambiente mais próximo;
  • Prevenção de acidentes e auto cuidado;
  • Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano envolvendo cooperação e solidariedade;



ARTES VISUAIS

Conteúdos - 1° Bimestre

  • O fazer artístico;
  • Reflexão;
  • Apreciação;
  • Modelar;
  • Exploração e manipulação dos materiais;
  • Observação de imagens e identificação criação de desenhos;


Conteúdos - 2° Bimestre

  • Atividades;
  • Desenhar;
  • Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suporte necessário para o fazer artístico ;
  • Apreciação das suas produções artísticas e dos demais colegas por meio da observação;
  • Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenhos.


Conteúdos - 3° Bimestre

  • Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
  • Uso de vários suportes gráficos;
  • Leitura e releitura de obra de arte a partir da observação, narração, descrição  e interpretação de imagens e objetivos;
  • Reciclagem;


Conteúdos - 4° Bimestre

  • Identificação de cores e exploração das suas diversas misturas;
  • Reciclagem;
  • Produção de trabalhos com arte desenvolvimento o gosto,o cuidado e o               respeito pelo progresso de produção e criação .



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Nesta faixa etária, é fundamental que a proposta curricular seja adequada,
levando em consideração os conhecimentos que a criança já internalizou no
dia a dia deles e aqueles que existem como possibilidades de
aprendizagem.
Serão oferecidas as crianças um grande apoio nas atividades cotidianas
para consolidar a aprendizagem inicial sobre alfabetização e letramento de
modo que elas tenham a oportunidade de participar, trocar experiências e
interagir entre si e com o mundo.
Acreditamos que a aprendizagem será mais efetiva se forem propiciadas as
crianças oportunidades de verbalização, incentivando-as a falar, trocar
ideias, fazer questionamentos e problematizar.
É nosso compromisso incentivá-las a valorizar as diferenças, conviver e
respeitar as pessoas.



PROCESSO DE AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e dar-se-á através de registro e observação do
grupo.