domingo, 28 de abril de 2013


"Vai menina, fecha os olhos. Solta os cabelos. Joga a vida. Como quem não tem o que perder. Como quem não aposta. Como quem brinca somente. Vai, esquece do mundo. Molha os pés na poça. Mergulha no que te dá vontade. Que a vida não espera por você. Abraça o que te faz sorrir. Sonha que é de graça. Não espere. Promessas,vão e vem. Planos, se desfazem. Regras, você as dita. Palavras, o vento leva. Distância, só existe pra quem quer. Sonhos, se realizam, ou não. Os olhos se fecham um dia, pra sempre. E o que importa você sabe, menina. É o quão isso te faz sorrir. E só."

_______Caio Fernando Abreu - Il. Lili GRiBouillon

sábado, 13 de abril de 2013

Proposta AEE.



Sala de atendimento multifuncional
Atendimento Educacional Especializado

Proposta de trabalho

Profª Rubia Valéria Tenório Ziliotto





Tema :
 Proposta para atendimento educacional especializado-AEE em salas de recursos multifuncionais.

Publico alvo: 

Alunos com deficiências: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais e comunicação. Inclui-se também alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Ret, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação; alunos com altas habilidades/ superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas de conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotoras, artes e criatividade.
Justificativa:
O atendimento educacional especializado ( AEE ) é um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas” ( SEESP/MEC, 2008).
A educação inclusiva, fundamentada em princípios filosóficos, políticos e legais dos direitos humanos, compreende a mudança de concepção pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para efetivar o direito de todos à educação, transformando as estruturas educacionais  que reforçam a oposição entre o ensino comum e especial e a organização de espaços segregados para alunos público alvo da educação especial complementando o seu princípio, o atendimento com qualidade a todos defendendo uma política de educação especial na perpectiva de educação inclusiva.
Objetivo geral :
·         Disponibilizar recursos e serviços em todos os níveis, etapas e modalidades realizando o atendimento educacional especializado-AEE de forma complementar ou suplementar a formação dos alunos e acesso a rede regular de ensino .
Objetivos específicos:
·         Elaborar, executar e avaliar o plano de AEE do aluno, contemplando a identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos; a definição e a organização das estratégias, serviços e recursos padagógicos e de acessibilidade; o tipo de atendimento conforme as necessidades educacionais específicas dos alunos; o cronograma do atendimento e a carga horária, individual ou em pequenos grupos;
·         Programar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade no AEE. Na sala comum e nos demais ambientes da escola;
·         Produzir materias didáticos e pedagógicos acessíveis, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos e os desafios que estes vivenciam no ensino comum, a partir dos objetivos e das atividades propostas no currículo;
·         Estabelecer a articulação com os professores da sala de aula comum e com os demais  profissionais da escola, visando a disponibilização dos serviços e recursos e o desenvolvimento de atividades para participação e aprendizagem dos alunos nas atividades escolares; bem como as parcerias com as áreas intersetoriais;
·         Orientar os demais professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar suas habilidades, promovendo sua autonomia e participação;

Metas:


·      Além do desempenho técnico, minha princípal meta é desenvolver um bom atendimento abrangendo o ponto de vista relacional com equipe pedagógica, gestão, família e comunidade.
·  Desenvolver um trabalho que possibilite o acesso e permanência dos alunos com necessidades especias na escola em igualdade de condições.
·      Estabelecer parceria com os professores garantindo aprendizagens utilizando-se de tecnologias assistivas, criando recursos próprios e disponíveis na escola.
·  Desenvolver uma educação voltada para a autonomia.
·      Produzir através de diferentes recursos meios para garantir a autonomia  e participação do sujeito aprendiz envolvido.
·      Superar barreiras de inclusão social para pessoas com deficiências, com projetos que viabilizam a participação da família e da comunidade envolvendo palestras e oficinas.
·      Ter este tipo de atendimento como parte integrante do processo educacional eliminando barreiras para plena participação dos alunos considerando necessidades específicas.
·      Fazer uso de tecnologias de informação e comunicação disponibilizando de recursos comuns e disponivéis na rede de ensino.
·      Durante minha atuação procurar outros meios de formação continuada, buscando conhecer cada vez mais as características do meu público alvo.
·      Desenvolver um trabalho de prevenção junto as aprendizagens adaptando materiais que permitam mais eficiencia no processo de aprendizagem desses alunos “não” se carcterizando como um reforço escolar, mas como forma de educação inclusiva não substituindo a escolaridade comum do aluno.

Metodologia:

Para uma escola que se propõe a ser inclusiva é fundamental perceber, aceitar as diferenças e buscar caminhos para atender as necessidades de todos. A metodologia consiste em centrar o olhar naquilo que falta, mas neste caso pouco teremos a fazer, portanto,  se nos centar-mos no potencial de cada um a escola se ressignifica.
 A utilização de recursos como jogos, brinquedos e livros e outros recursos pedagógicos durante o contra turno, adequando-os a cada necessidade especial envolvendo recursos multifuncionais. Não confundindo como reforço ou atendimento clínico, mas  metodologicamente adaptar recurso para que este aluno seja mais eficiente no processo pedagógico da escola, por exemplo, simplesmente engrossar uma lápis complementando o trabalho da classe comum. Fica o curriculo sob a responsabilidade de professor. Na AEE, o uso de metodologias específicas se dará através de estudos de caso na perspectivo de construir um plano de atendimento.
Faz-se necessário também adaptar os espaços e proposta pedagógica tais como: rampas, barras, pisos e software, todo e qualquer recurso que proporcione independencia e qualidade de vida aos alunos, neste caso as tecnologias assistivas.
 Todo trabalho e metodologia deve reduzir as limitações da pessoa com deficiência que se encontram limitadas na execção de atividades do dia a dia como mobilidade, comunicação, participação e interação nos ambientes sociais não só por conta da sua deficiencia, mas também por conta de barreiras que encontram na sociedade.
 Visa esta proposta uma metodologia de pesquisa de objetos recursos que possam ajudar a superar barreiras com recursos, seviços,práticas e extratégias para resolução de problemas funcionais de pessoas com deficiências com recursos de alta (computador), médias e baixa tecnólogias quando nós mesmo adaptamos estes recursos tendo em vista que a eficácia das tecnologias não estão diretamente ligadas aos custos sendo a melhor tecnologia aquela que funciona.
A sala de recursos funcionais deverá trazer diferentes estratégias que abragem as dificuldades de cada um ,  as atividades desenvolvidadas trabalham a dificuldade que impede a aprendizagem  e o acompanhamento na sala regular tais como: coordenação motora, percepção, défit de atenção, visual, auditivo, deglutição atípica, dislexia, atraso na linguagem e dislalia, defasagem nas funções psicomotoras, etc, para estes, propiciar atividades dando atenção e se diferenciando do atendimento na sala regular. Somente receber alunos com deficiência não garante seu sucesso e permanência. É necessário quebrar paradigmas que impedem verdadeiramente a educação inclusiva buscando recursos que promovam a comunicação para estas crianças tendo como foca as habilidades e não as dificuldades.

Recursos:

Tecnologia para todas as deficiências, jogos, livros, recursos sensitivos em multi função para atender a particularidade de cada um considerando todos os aspéctos e necessidades.

Avaliação:

 A observação e avaliação dar-se-à durante o desenvolvimento do trabalho, verificando os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário. O processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, conforme critérios pré estabelecidos. Sarão utilizados os seguintes critérios de avaliaçãopara AEE: Alcançou, precisa de ajuda e não alcançou.







Sindrome de Down

Vamos brincar de imaginar um mundo diferente?
As pessoas deixam de ser coisas e passam a ser gente!