quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ser educador

   No Jardim de Infância é preciso muito "jogo de cintura" paciência e alguns suprimentos vitamínicos... Além disso, é necessário um cérebro em perfeito funcionamento.

   Não temos direito a acordar mal humorados ou ter TPM. As crianças que nos esperam todos os dias precisam de um sorriso fraterno e daquele olhar singelo que diz: Não se preocupe, estou aqui para te ajudar no que precisar.
   Quem poderia imaginar, que nós preocupados com a educação das crianças também teríamos que nos preocupar com os pais, as auxiliares de educação, o diretor, a falta de recursos para trabalhar ...e com tudo e mais alguma coisa que se passa à nossa volta. Às vezes, é difícil conciliar todas as opiniões, pontos de vista e personalidades e então vimo-nos na "obrigação", nem sei bem porquê de tentar harmonizar o ambiente no nosso Jardim de Infância...talvez seja pelas crianças...fico eu a pensar...
   Percebe-se que a sociedade tem uma visão um pouco distorcida sobre o que é ser realmente um educador de Jardim da infância….Lembro-me muito bem, dos tempos de graduação em pedagogia algumas pessoas indignadas , que chegavam até a mim para perguntar se para ser educador de jardim da infancia era preciso frequentar uma faculdade.
   Lembro me ainda do meu querido professor DrºFrancisco Pires, que ministrando uma disciplina específica da educação infantil,dizia que jamais seria em educador de crianças pequenas mas ministrou com muita eficiencia todos os conteúdos dos referenciais da educação infantil.
   A minha resposta a quem perguntava-me se precisava cursar uma faculdade para atuar na educação infantil, era um olhar e um silêncio de indignação. Já ouvi também algumas pessoas dizerem….. isso é um dom, pois saibam todos que assim pensam, que não basta simplesmente um dom para exercer uma profissão. Pois o último concurso público da prefeitura de São Paulo para atuar na educação infantil na qual prestei, comtemplava questões que somente um cidadadão letrado poderia responder.
Acredito ainda que deveriam inventar para o educador de jardim da infancia, um curso de psicologia social, interventiva,compreensiva, tolerante, paciente criativa, familiar e por fim quem sabe alguma coisa parecida com psicopedagogia….
  Meu sincero agradecimento a todos que escolheram atuar nesta área, Vocês com certeza estão plantando sementinhas para o amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário