"Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso, você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação."
(Clarice Pacheco)
1º ano A- Professora Rubia Valéria
Justificativa: Acredita-se que o aluno só saberá a importância da leitura, se criar o hábito e sentir o prazer em ler, porque a literatura é a representação de uma cultura. Ou seja, estar em contato com a literatura é aprender um pouco de uma cultura. Então, porque não introduzir desde cedo, antes mesmo do período de alfabetização, a literatura infantil nas escolas? Porque não ensinar a ler e escrever por meio de histórias culturais? Será que assim não estaríamos formando além de crianças alfabetizadas, leitores assíduos, bons escritores e profissionais criativos?
Todos nós decerto nos lembramos de como gostávamos de ouvir histórias contadas pelos nossos pais ou pelos nossos avós quando éramos pequenos. Quantas vezes a hora de ir para a cama era acompanhada de um bom livro, cuja história se ouvia com tanto prazer que rapidamente se adormecia, sonhando e imaginando que a mesma fazia parte da nossa vida e que todos aqueles personagens de contos de fadas.
No entanto, hoje em dia, muitas vezes devido à falta de tempo, as crianças são muitas vezes privadas desta tão prazenteira atividade que, apesar de em contexto escolar ser muitas vezes utilizada, em casa não é tão comum quanto seria desejável. Cada vez ouve-se mais pais a comentar entre si que os filhos adormecem diariamente a ver televisão.
Objetivo geral: Buscar parceria com as famílias para incerir o hábito da leitura na vida das crianças.
Objetivos específicos: Proporcinar contextos familiares onde os membros serão leitores e, assim, as crianças terão oportunidade de interagir com suportes de escrita, de perceberem as suas funções e também perceberem para que serve ler e escrever, despertando-lhes o desejo de imitar esse modelo.
Orientar os pais a planear atividades que promovam a leitura, e acima de tudo aproveitar todas as oportunidades que surgem no quotidiano para concretizar essa promoção, pois, geralmente, essas oportunidades surgem de necessidades reais das crianças.
Conteúdos e procedimentos: será utilizado uma mala de leitura, esta, será entregue a uma criança na sexta-feira. A meta para a família é ler a história que será colocada dentro da mala. E solicitar que a criança faça um registro escrito da história no caderno coletivo. O registro poderá ser pictográfico (desenho), ou escrito, dependendo da criança.
Recursos: Mala de leitura confeccionada pelo professor, caderno coletivo, livros de história infantil em diversos gêneros.
Avaliação: Pretende-se avaliar a participação, o interesse e se os alunos estão ampliando o conhecimento linguístico nas atividades de leitura em sala de aula.