domingo, 24 de julho de 2011

Pratica de leitura pelo aluno na alfabetização inicial.

Objetivos

- Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito
e onde (seleção, antecipação e verificação).
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
- Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou
trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando
ainda não sabido).
Conteúdo
Leitura na alfabetização inicial.
Anos
1º e 2º anos.
Tempo Estimado
Uma aula de 30 minutos em dias
alternados aos de atividades de escrita, durante todo o ano.
Material necessário
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).
 Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes.
Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os
leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto
de cor.
Flexibilização
para deficiência física (com dificuldade na mobilidade e na motricidade oral)

O aluno pode levar o texto para casa,
pedindo auxílio de leitura aos pais ou ao AEE, para que possa se antecipar na
memorização dos textos.
2ª etapa

Informe onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando
o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será
ajustar o falado ao escrito.
Flexibilização
para deficiência física (com dificuldade na mobilidade e na motricidade oral)

Adapte uma prancha de apoio para que
o texto fique visualmente acessível.
3ª etapa

 Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas
usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o
procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas atividades são
utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito e
letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.
Flexibilização
para deficiência física (com dificuldade na mobilidade e na motricidade oral)

Forneça o texto em tamanho amplo para
facilitar a indicação das palavras com o dedo. Ajude-o caso ele encontre
dificuldade em realizar a tarefa.
4ª etapa

Uma variação da atividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em
palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá
de acionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de
leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).
Avaliação

Registre suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as
pistas utilizadas e como eles justificaram escolhas. Anote também quais foram
as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas
observações são fundamentais para o planejamento das atividades que virão a
seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário