domingo, 5 de junho de 2011

Estratégias para professores: Como lidar com corportamento hiperativo na sala de aula.



Em primeiro lugar vale ressaltar que estas estratégias sejam aplicadas evitando a estigmatização do portador de TDAH.
1- arrumar as cadeiras de forma que permita a movimentação do professor por toda a sala, tendo acesso a todos os alunos.
2-Manter os alunos com distraibilidade sentado mais próximo do professor ( sem parecer punitivo).
3- Localizar a cadeira do estudante longe da janela e do corredor, minimizando distratores visuais e auditivos.
4- Colocar sentado ao lado do estudante crianças mais organizadas e atentas, evitando comparações entre elas.
5- estabelecer uma rotina de aula.
6- mostrar que valoriza a organização.
7- Oferecer alguns minutos para que este alunos possa organizar seus pertences, materiais, etc.
8- Reforce positivamente os passos dados em direção às metas estabelecidas.
9-Ofereça elogios específicos e descritivos. " Eu gosto de você sentado e prestando atenção na tarefa".
"Você está conseguindo. Muito bem . Parabéns".
10- Aproximar-se da criança quando estiver dando explicação ou apresentando a lição.
11- Caso a atividade tenha mais que uma página, ofereceça apenas uma e espere a criança terminar para oferecer a outra.
12- Em alguns caso a participação mais ativa do estudante. "Ajudante do dia". Oferecendo a oportunidade da criança se movimentar sem atrapalhar o andamento da aula.

Um comentário:

  1. Oi!! Li seu post sobre atividades direcionadas à crianças autistas. Na escola em que trabalho, há uma aluna autista que ultimamente não quer ficar em sala de aula. Antes ficava no pátio, agora só fica conosco na secretaria. Já tentamos de tudo para que volte à sala de aula, mas nada funciona... :( Me sinto perdida e a professora tb...

    ResponderExcluir