domingo, 29 de maio de 2011

hiperatividade infantil TDAH


Mais conhecido como transtorno de défit de atenção e hiperatividade, e seus sintomas são mais reconhecidos em crianças de 0 a 7 anos. Hiperatividade é um termo corrente para um comportamento inquieto, superexitado e infeliz. Nem toda criança hiperativa é igual, entre os diferentes tipos de hiperatividade, algumas são mais graves e outras mais comuns.
A criança hiperativa diminue a pesrsistencia e consistência ao realizar atividades de rotina como as atividades escolares. Em alguns casos movimenta de forma exagerada, braços, pernas, cabeça etc e ainda apresenta impaciência em realizar atividades não conseguindo ficar em um único lugar.Seu comportamente é diferente dos demais sendo sempre imprevisível, quer tudo ao seu modo, faz tudo ao mesmo tempo e não consegue ter foco.



Apesar da sua dificuldade para se concentrar, ao contrário do que muito pensam são bastante inteligentes e criativos.
É muito comum encontar leigos que acreditam que a criança hiperativa seja mal educada, por isso é importante que os pais prestem muita atenção no comportamento dos filhos, seja em casa, na rua ou na escola.
A diferença entre uma criança com hiperatividade e uma mal educada, é que a segunda apresenta alguns disturbios problemas de comunicação, estresse emocional, disturbios de sono e mal humor constante.
A criança hiperativa não tem noção do perigo, é um pouco desorganizada e apresentam-se como um desafio para pais e professores.



O que podemos fazer?
Em primeiro lugar é importante não fazer um diagnóstico precipitado, faz-se necessário um encaminhamento para um neurologista só este poderá dar um diagnóstico. A hiperatividade pode ocorrer em diferentes graus de intencidade, com sintomas variados entre leves e graves. a depender da gravidade estes sintomas podem comprometer o desenvolvimento e a expressão linguística, a memória e habilidades motoras.
Então é necessario deixar nossas criança felizes e bem cuidadas para que não sejam adultos tristes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário