sábado, 3 de abril de 2010
























Desenvolver atividades em edicação infantil não é nada fácil. As crianças são muito pequenas e ainda não correspondem de forma motora as atividades.


Assim seguem algumas sujestões que podem ajudar o professor em sala de aula ou fora dela.





Caixa de sensações: Uma caixa de sapato encapada com um furo em forma de circulo de 10 centímetros de diâmetro. Organizar material como retalho ,pedaços de algodão, Pedaços de lixa, tampinhas, caixa de fosforo e outros materias perceptiveis pelo tato.


Coloca-se uma a uma nas extremidades para que a criabça sinta e descubra o objeto.








Caminho colorido: Com folhas de papel pardo, fazer um caminho para que as crianças carimbem o caminho com os pés pintando-os com tinta colorida, esta atividade envolve as crianças e as deixa muito felizes.





Toca do coelho: Dispor bambolês no patio de forma que fiquem duas crianças em cada um e uma para fora do bambolê, ao sinal do profesor as crianças vão trocar ficando duas em cada um.sempre ficará um fora. Esta pode o professor colocar musica infantil, quando a música para faz a troca. assim estimula-se a linguagem oral e ritimo.EStruturação ritmica





De onde vem o cheiro. Passar um perfume num paninho e esconder num canto da sala, as crianças vão descobrir de onde vem o cheiro. (Trabalho com sentidos) Este é um verdadeiro trabalho de inclusão psicomotora.





Dentro e fora. (orientação espacial) Fazer um circulo grande no chão e outro menor. Pedir para todo grupo entrar dentro. Levar as crianças a perceberem que no espaço nenor elas ficarão mais apertadas.





Arremesso: Fazer uma linha com espaladrapo e pedir para as crianças arremessarem garrafas cheias de areia para frente. Ver quem conseguiu arremeçar mais longe.


Com bolas de papel: Colocar o cesto de lixo para que elas possam arremessar:Neste caso o educador vai observar a coodenação óculo manual que envolve a praxia global( terceira unidade funcional do cérebro).





Massinha: Dar uma folha de papel sufite e pedir para a criança fazer com a massinha ela mesma.Esta atividade abrange a noção que a criança tem do próprio corpo, é possivel observar nas formas características do estado emocional da criança(Expressão corporal) ALTO IMAGEM.É necessário ter caltela nos diagnóstico.Este caracteriza a segunda unidade funcional do cérebro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário