A criança vem apresentando dificuldade de aprendizagem.
Se não for saudade da mamãe, ou mesmo preguiça, ou necessidade de chamar a atenção para si próprio, a escola oferece uma série de atrativos e nada....a criança nem liga. Só quer ficar em casa. É preciso verificar se ela não esta sofrendo alguma patologia, neste caso volto a defender a existencia da equipe multidisciplinar, o pedagogo precisa ter humildade, ele não tem os conhecimentos de um médico, psicologo ou fonoaudiólogo. Uma comunicação perfeita entre os pais e a escola é fundamental neste momento e facilitará o tratamento.
Entre as possíveis causas vou citar algumas, mas lembre-se só o profissional da saúde pode dar o diagnóstico, vale estar atento e fazer o encaminhamento necessário.
Atraso na linguagem: em função de um problema ela se comunica através de gestos e ruídos, que poderão ser atendidos pelo professor e pelos coleguinhas, quando não vê seus pedidos prontamente atendidos, a criança pode se desistimular e preferir ficar em casa, se não for tirada da escola a tendencia é que ela vai se esforçndo para se comunicar como todos os outros amiguinhos, superando assim a deficiência, se continuar é indispensável a procura do fonoaudiólogo.
Défit auditivo: Ela escuta algumas coisas mais perde outras. Quando começa ser alfabetizada, pode começar a trocar fonemas-f por v, t por d.
Se a causa não for logo detectada, ela poderá ir perdendo o interece pelos estudos. Outro problema auditivo comum é o acumulo de cera que costuma causar um baixo rendimento de uma hora para outra, neste caso é indispensável a vizita no otorrino.
Dislalia: a criança troca determinados fonêmas, por exemplo"balata", ao invés de barata. Este problema é facilmente superável, com exercícios de estimulação feitos com um fonoaudiólogo.
Gagueira: è comum entre três ou quatro anos quando a criança tem pouco repertório linguístico, ocorre também em situações em que a criança fica nervosa(emocional) se persistir deve ser tratada.
Deglutição atípica: por ter uma deglutição inadequada, o pequeno baba demais, nas roupas e até sem querer nos trabalhinhos escolares, é comum quando cai os dentes de leite. Ele pode necessitar de exercícios para os músculos faciais, que interferem na fala.
Deficiência visual: OFTALMOLOGISTA!!!!!
Dislexia: Este tema ainda tem sido discutido e estudado pela ciência. é de difícil diagnóstico e só pode ser detectada depois dos 7 anos. Geralmente a criança tem dificuldade com a consiência fonológica, é causado por uma pequena disfunção neurológica.Precisa do método fonico(dominó fonemico, jogos de rima, jogos de percurso etc..)
Desortografia: A criança lê corretamente, mas troca fonêmas ao escrever.
Disgrafia: Em função de uma Descoordenação motora, o pequeno não escreve na linha e tem dificuldade em fazer uma letra bonita. isso acontece porque ele não consegue ter uma dissociação dos movimentos do ombro, cotevelo e pulso. Eis o problema maior, esta criança é rotulada de "desmazelada" Sua letra e dita como "garrancho" e sua auto estima só tende a despencar gerando asim outros problemas de aprendizagem.
O que pode ter ocorrido foi uma defasagem no processo de aquisição das habilidades psicomotoras, já postado neste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário