domingo, 11 de abril de 2010

Elementos da psicomotricidade

Elementos da psicomotricidade

1-tonicidade ( primeira unidade funcional)
Garante: atitudes,posturas, mímicas e emoções.
O que deve ser observado na criança.
Extentensibilidade, passividade, paratonia(incapacidade de descontração voluntária), Sincinesias( capacidade de realizar movimentos alternados)
A função do psicopedagogo é oferecer estratégias  para que a criança consiga fazer atividades.

2- Equilibração ( também primeira unidade funcional)
Sem equilíbrio não existe reflexo de proteção
A equilibração compreende, em termos psicomotores, a integração postura em um sistema funcional complexo, que combina a função tônica(controle da musculação) e as unúmeras relações com o corpo.
O que deve ser observado?
Imobilidade, equilibrio estático e equilibrio dinâmico.

3-  Lateralização:(esta pertence a segunda unidade funcional do cérebro)
O que deve ser observado?
Ocular,auditiva,Manual e pedal.
Cuidado pedagogos! Deixe a criança livre para usar a mão que desejar para escrever.
Nem todos tem acuidades para o mesmo lado, acriança também apresenta preferencia auditiva, visual......etc
ex: podemos observar a preferencia pedal quando brincamos de jogar ou arremessar bola.

4- Noção de corpo:
Também segunda unidade funcional
O que deve ser observado
Sentido sinestésico, Reconhecimento de direita e esquerda e auto imagem.

Coloquei aqui um exemplo de imagem corporal que fiz com minhas crianças.


Rayssa de 4 anos


Maria Eduarda 4 anos( obseserva-se ima imagem corporal mais desenvolvida.

Sabrina 5 anos

Estruturação espaço temporal
Envolve basicamente a integração cortical de dados espaciais, mais referenciados com o sistema visual, e de dados temporais, ritmicos, mais referenciados com o sistema auditivo. Estruturação espaço temporal, mais a noção de corpo, complementam o estudo de elementos psicomotores da segunda unidade funcional.

O que deve ser observado?
Como a criança organiza sua coisas no espaço
representação topográfica (O exemplo das fotos acima)
Estruturação rítmica(ex: Palmas)

Tem coisa mais complicada que brincar de roda com crianças pequenas?
Um roda para um lado, outro roda ao contrário.
Todo esse trabalho vale a pena.Trata-se da criança se localizando no espaço. estimula linguagem corporal e oral.
Pode parecer que quando a criança brinca ela não esta aprendendo, mas ela esta aprendendo a aprender......

Vamos agora a terceira unidade funcional
Praxia Global ( coordenação motora grossa)
Dismetria (pular corda)fazem com que o movimento seja adequadro.
Coordenação óculo pedal( Chutar bola no gol, pular amarelinha)
Coordenção óculo manual( Jogar bola no cesto, na boca do palhaço)
Praxia fina
Coordenação dinãmica manual (pintura,massinha, recorte, desenhos)
Atenção!!! Sem a plaxia global, não existe a fina.É necessário uma visão global do sujeito. Um edíficio não pode ser construído sem alicerce adequadro, se falta um bloco na construção toda obra desmorona.

Rubia Valéria


Nenhum comentário:

Postar um comentário