domingo, 30 de janeiro de 2011

Planejamento para educação infantil

Fiz este planejamento para às crianças do II e  III estágio. Está baseada nos referenciais para a educação infantil (MEC)

Sociologia


História de vida,família.

Quem sou eu.

Bairro onde mora,cidade

Lugares de atendimento a população (posto de saúde, escola, hospital)

Artes

Cores

Formas geométricas

Ultizar materiais de diversas maneiras( massinha, giz, sucata, tinta papeis coloridos, etc.)

Utilizar técnicas variadas de pintura, deseho e modelagem

Fazer construções com blocos lógicos e brinquedos de montar

Dançar, cantar (estimulação motora e linguística)

Desenvolvimento afetivo

Desenvolver independencia e iniciativa das crianças propondo atividades e brincadeiras que possam ser realizada pela turma ( EX: brincadeira de tirar o sapato e coloca-los de volta)

Guardar os brinquedos juntos após brincar.

Cuidados de higiene fisica: lavar as mãos, suar o nariz, escovar os dentes, tomar banho) Mental: brincar, assistir um bom programa, passear, dormir bem, descançar.

Proporcionar momentos de troca e materiais a fim de desenvolver a empatia.

Despertar motivações para realizar tarefas e satisfação de conseguir realiza-las.

Desenvolver atividades que proporcionem a coletividade (trabalho em grupo).

Desenvolvimento social

Ajudar na organização da sala

Estabelecer regras de convivência (pode e não pode).

Cuidar do material coletivo

Compartilhar responsabilidades com as crianças em forma de rodizio.

Discutir as regras de forma equilibrada.

Discutir valores e princípios.

Atitudes de cortezia: Bom dia boa tarde, obrigada, com licença, por favor etc...

Psicomotricidade

Pular, escorregar, dramatizar e movimentar o corpo.

Desenhar, recortar, rasgar papeis.

Equilibar-se em linhas retas, correr em círculos.

Expressar através de mímicas,

Palmas, andar em círculo, brincadeiras de roda, rítimo,

Dança da cadeira, e outras brincadeiras tradicionais e folclóricas.

Matemática

Operações pré operatórias

Números (diferencia-los das letras)

Seriar- palitos, figuras, pecinhas ou material de sucata.

Classificar- por cores, por quantidades, por formas

Sequência numerica

Maior-menor, mais- menos

Fino-grosso

Alto-baixo

Todos os contrários

Noções temporais (ontem, hoje, amanhã) (manhã e tarde).

Dias da semana, meses e estações do ano (com base nos dias atuais)

Linguagem oral e escrita

Contos, parlendas, cantigas de roda, poesia,fábulas,texto informativo, listas, escrita do nome, trava lingua, jogos de rima.

Hora da história: permitir que as crianças coloquem suas próprias impressões sobre o texto.

Começo, meio e fim (elementos de uma narrativa).

Fonema e grafema (letra e o som).

“…Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo.


Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar.


Não há educação imposta, como não há amor imposto, quem não ama não compreende o próximo, não respeita.”


Paulo Freire (1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário