Fiz este planejamento para às crianças do II e III estágio. Está baseada nos referenciais para a educação infantil (MEC)
Sociologia
História de vida,família.
Quem sou eu.
Bairro onde mora,cidade
Lugares de atendimento a população (posto de saúde, escola, hospital)
Artes
Cores
Formas geométricas
Ultizar materiais de diversas maneiras( massinha, giz, sucata, tinta papeis coloridos, etc.)
Utilizar técnicas variadas de pintura, deseho e modelagem
Fazer construções com blocos lógicos e brinquedos de montar
Dançar, cantar (estimulação motora e linguística)
Desenvolvimento afetivo
Desenvolver independencia e iniciativa das crianças propondo atividades e brincadeiras que possam ser realizada pela turma ( EX: brincadeira de tirar o sapato e coloca-los de volta)
Guardar os brinquedos juntos após brincar.
Cuidados de higiene fisica: lavar as mãos, suar o nariz, escovar os dentes, tomar banho) Mental: brincar, assistir um bom programa, passear, dormir bem, descançar.
Proporcionar momentos de troca e materiais a fim de desenvolver a empatia.
Despertar motivações para realizar tarefas e satisfação de conseguir realiza-las.
Desenvolver atividades que proporcionem a coletividade (trabalho em grupo).
Desenvolvimento social
Ajudar na organização da sala
Estabelecer regras de convivência (pode e não pode).
Cuidar do material coletivo
Compartilhar responsabilidades com as crianças em forma de rodizio.
Discutir as regras de forma equilibrada.
Discutir valores e princípios.
Atitudes de cortezia: Bom dia boa tarde, obrigada, com licença, por favor etc...
Psicomotricidade
Pular, escorregar, dramatizar e movimentar o corpo.
Desenhar, recortar, rasgar papeis.
Equilibar-se em linhas retas, correr em círculos.
Expressar através de mímicas,
Palmas, andar em círculo, brincadeiras de roda, rítimo,
Dança da cadeira, e outras brincadeiras tradicionais e folclóricas.
Matemática
Operações pré operatórias
Números (diferencia-los das letras)
Seriar- palitos, figuras, pecinhas ou material de sucata.
Classificar- por cores, por quantidades, por formas
Sequência numerica
Maior-menor, mais- menos
Fino-grosso
Alto-baixo
Todos os contrários
Noções temporais (ontem, hoje, amanhã) (manhã e tarde).
Dias da semana, meses e estações do ano (com base nos dias atuais)
Linguagem oral e escrita
Contos, parlendas, cantigas de roda, poesia,fábulas,texto informativo, listas, escrita do nome, trava lingua, jogos de rima.
Hora da história: permitir que as crianças coloquem suas próprias impressões sobre o texto.
Começo, meio e fim (elementos de uma narrativa).
Fonema e grafema (letra e o som).
“…Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo.
Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar.
Não há educação imposta, como não há amor imposto, quem não ama não compreende o próximo, não respeita.”
Paulo Freire (1997).
Nenhum comentário:
Postar um comentário