Atividades para alunos com escrita pré silabica e silabica
- Iniciar pelos nomes dos/as alfabetizandos escritos em crachás,
listados no quadro e/ou em cartazes.
- Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na
conservação da escrita.
- Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo
que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
- Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em “galerias” ilustradas
com retratos ou desenhos;
- Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”, dominó, memória,
boliche, bingo;
- Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
- Confeccionar
gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de
letras).
- Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo
dos/as alfabetizandos/ as: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de
revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
- Classificar os nomes pelo número de letras, pela letra inicial ou final.
- Copiar palavras inteiras;
- Contar número de letra ou palavra de uma frase;
- Pintar intervalos entre as palavras;
- Completar letras que faltam de uma palavra;
- Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;
- Circular ou marcar letra inicial ou final;
- Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra chave.
- Produção de textos, ditados, listas.
- Fazer
listas e ditados variados (de alfabetizandos/as ausentes e/ou presentes,
de livros de histórias, de ingredientes para uma receita, nomes de
animais, questões para um projeto, etc.).
- Trabalhar
com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita.
- Ditado
de palavras do texto.
- Análise
oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do
texto.
- Lista
de palavras com a mesma silaba final ou inicial;
- Escrever
palavras dado a letra inicial;
- Ligar
desenho a primeira letra da palavra;
- Usar
jogos e brincadeiras (forca, cruzadinhas,bingos, caça-palavras, etc.);
- Organizar
supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras
aprendidas, diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com
ilustrações e legendas;
- Propor
atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias,
histórias, pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas.
- Produção de textos, ditados, listas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário