quarta-feira, 29 de maio de 2013

Projeto brinquedoteca





"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
( Carlos Drummond de Andrade )






PROJETO BRINQUEDOTECA: Lugar de brincar, aprender e criar

1. JUSTIFICATIVA:

A presença da Brinquedoteca na vida das crianças hoje tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, uma vez que vem proporcionar às crianças a aprendizagem e aquisição de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e competências de forma natural e agradável. Outra competência fundamental para a evolução integral da criança é o reconhecimento da vida cotidiana em sociedade e nas relações familiares e o respeito ao espaço do outro, respeitando a diversidade cultural , preservando o meio ambiente reforçando as relações enquanto pequeno cidadão através do brincar e interagir dentro de um espaço físico.
Assim, a brinquedoteca é um espaço onde o jogo simbólico e de faz-de-conta proporciona uma aprendizagem significativa, onde a criança representa livremente sua realidade e seus desejos.
A brincadeira estimula o raciocínio, a coordenação motora, a competitividade e a cooperação. Impõe desafios e trabalha valores como ética e respeito ao outro. Cria repertório para lidar com situações variadas. Ensina a respeitar regras e a negociar, a ganhar e a perder. Desempenha, enfim, um papel fundamental no desenvolvi¬mento da criança.

2. OBJETIVOS :

• Proporcionar oportunidade para que as crianças possam brincar sem cobrança de desempenho;
• Estimular o desenvolvimento da capacidade de concentração e atenção;
• Estimular o prazer pelo faz-de-conta e pelo jogo simbólico;
• Desenvolver as relações pessoais ;
• Estimular a criatividade;
• Valorizar o brinquedo como atividade promotora do desenvolvimento intelectual e social;
• Incentivar o respeito ao outro e o cuidado com os espaços da escola;
• Brincar e criar;

3. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA

Na Brinquedoteca serão desenvolvidas atividades lúdicas através de jogos simbólicos (imitação do cotidiano de uma família: os papéis de cada membro da família), brincadeiras populares (esconde-esconde etc.), uso de brinquedos diversos (carros, bonecas, jogo de montar etc.), leitura de livros infantis e construção de jogos e brinquedos utilizando sucata. As crianças constroem seus brinquedos a partir de um tema proposto pela professora e com o material descartável (sucata), elas produzem carros, ônibus, helicóptero, assim além de estimular a criatividade das crianças, as conscientizamos sobre a reutilização de certos materiais para a reciclagem. O faz-de-conta será estimulado através do uso das roupas e fantasias e do reconto de Historia através de teatro de fantoches explorando os eixos principais dos objetivos propostos.

4. CONTEÚDOS ATITUDINAIS:

• Valores: respeito, solidariedade, cooperação, amizade etc;
• Ludicidade;
• Motricidade;
• Linguagem oral e escrita;
• Criatividade e imaginação.

5. CONTEÚDOS:

• Valorização das relações familiares;
• Os membros de uma família e seus papéis;

• Conto e reconto de histórias;
• Amizade e cooperação;
• etc
· Identidade e autonomia
· Meio ambiente
· Cidadania
· Africaniedade
· Diversidade cultural

6. AVALIAÇÃO:

Deverá ser formativa, contínua e processual, através de observação .



Nenhum comentário:

Postar um comentário