Objetivo Específicos
- Desenvolver na criança o processo de aprendizagem e comunicação expressando seus sentimentos, ideias, pensamentos e opiniões. Permitindo á criança a elaboração de hipóteses que levam a construção do conhecimento .
- Utilizar a entonação e o ritmo nas múltiplas linguagens (música, poesia, etc.)
- Proporcionar condições para que o aluno desenvolva o raciocínio lógico matemático partindo da observação e comparação permitindo que o mesmo desenvolva autonomia para solução de problemas.
- Propor momentos nos quais as crianças possam realizar descobertas sobre seu corpo, sua saúde, da terra, das plantas, dos animais e sobretudo o que ocorre ao seu redor possibilitando que construa seus próprios conceitos .
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Conteúdos - 1° Bimestre
- Conceitos, fatos e princípios da linguagem oral;
- Diálogo;
- Familiarização das letras que compõem o nome;
- Leitura de imagens;
- Gêneros textuais;
- Escrita como representação da fala;
- Reescrita a partir de suas hipóteses;
Conteúdos - 2° Bimestre
- Produção e interpretação de pequenos textos;
- Função social da escrita;
- Ouvir histórias;
- Leitura diária do Alfabeto;
- Leitura de imagem;
- Gêneros textuais;
- Reconhecimento e escrita do seu nome e dos colegas;
- Relatos em seqüência de acontecimentos vivenciados;
Conteúdos - 3° Bimestre
- Usar corretamente a língua;
- Estimulação do uso correto das palavras;
- Produção de texto coletivo;
- Preparar a fala para uma exposição oral;
- Escrever seu próprio nome;
- Selecionar material para ler;
- Percepção da ordenação e da seqüência da história;
- Compreensão e reconhecimento da função social da escrita;
- Ouvir, comentar, reconhecer, e recontar histórias;
Conteúdos - 4° Bimestre
- Organização e cuidado com materiais;
- Conhecimento das várias modalidades da linguagem;
- Compreensão do que é a escrita e o que ela representa;
- Narração de histórias ou fatos com alterações da versão original;
- Cooperação e iniciativas;
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz uso da escrita;
- Conhecer as letras do alfabeto;
- Levantar hipóteses sobre o tema a partir do titulo;
- Recontar histórias conhecidas com aproximação ás características de histórias original no que se refere a descrição de personagens.
MATEMÁTICA
Conteúdos - 1° Bimestre
- Manipular e utilizar blocos e figuras geométricas;
- Resolução de situação problema;
- Contagem oral e associação de numeral a quantidade até 05;
- Reconhecimento da função social do número;
- Bingo;
- Jogos variados;
- Participar de registros de receitas;
- Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
- Exploração e identificação de propriedades geométricas;
Conteúdos - 2° Bimestre
- Relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
- Comparar receitas (culinária ,tintas,etc.);
- Desenvolvimento da notação numérica;
- Uso da linguagem matemática;
- Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
- Observar números que fazem parte de sua vida (sapato, roupa, casa);
- Percepção progressiva do calendário;
- Grandeza de medidas, lateralidade, identificação do número;
Conteúdos - 3° Bimestre
- Resolução de situação problema;
- Noções de tempo (calendário);
- Contagem e representação simbólica;
- Contagem oral e associação de numeral a quantidade até 09;
- Exploração de numerais em diferentes materiais;
- Jogos de faz de conta;
- Bingo de ditados de números;
- Registro de jogos (posição, pontuação);
Conteúdos - 4° Bimestre
- Escrita Numérica;
- Seqüência numérica;
- Números e quantidade;
- Seriação;
- Simbolização;
- Espaço e forma;
- Cálculo Mental;
- Classificação e ordenação :
- Noções das quatro operações básicas;
- Contagem oral, associação e registro do numeral a quantidade até 10.
NATUREZA E SOCIEDADE
Conteúdos - 1° Bimestre
- Esquema corporal;
- Órgão dos sentidos;
- Os lugares e as paisagens;
- Meio Ambiente;
- Imagem e auto-estima;
- Higiene e saúde;
- Família;
- Escola;
- Conhecimento das datas comemorativas;
- Sustentabilidade;
Conteúdos - 2° Bimestre
- Fenômenos da natureza;
- Meios de comunicação;
- Meios de transporte;
- Tipos de moradia;
- Datas comemorativas;
- Profissões;
Conteúdos - 3° Bimestre
- Modo de ser, viver e trabalhar;
- Saúde;
- Plantas;
- Seres vivos;
- Alimentação;
- Mudanças climáticas;
- Identificação da zona rural e zona urbana;
- Datas cívicas;
- Africanidade;
- Sustentabilidade;
Conteúdos - 4° Bimestre
- Conhecimento da importância da reciclagem do lixo;
- Faz de conta (mercadinho ,,cantinhos,receitas,etc);
- Reconhecimento das tradições culturais dos diferentes grupos sociais;
- Povos indígenas e africanidade;
- Conhecimento das datas;
- Trabalhar a leitura de muitas maneiras em grupos, individualmente ,em voz alta, silenciosamente ,etc.
MOVIMENTO
Conteúdos - 1° Bimestre
- Expressividade;
- Desenvolvimento pessoal;
- Atividades rítmicas;
- Conhecimento e controle do corpo;
- Expressão corporal, movimento globais e movimentos independentes;
- Brincadeiras tradicionais;
Conteúdos - 2° Bimestre
- Gestos com movimentos;
- Percepções táteis, visuais e auditivas;
- Esquema corporal;
- Circuito psicomotor;
- Seqüência de gestos;
- Brincadeiras de roda;
- Mímica com movimento;
- Danças educativas;
Conteúdos - 3° Bimestre
- Jogos de faz de conta;
- Jogos representativos;
- Lateralidade;
- Ampliação gradativa dos movimentos;
- Atividades rítmicas;
- Jogos de agilidade, destreza e força;
Conteúdos – 4° Bimestre
- Movimentos com bola;
- Expressão corporal;
- Capacidade física (coordenação, velocidade, força, resistência, equilíbrio, flexibilidade, agilidade);
- Utilização dos brinquedos no parque;
MÚSICA
Conteúdos - 1° Bimestre
- Apreciação musical;
- Fazer musical;
- Apreciação de músicas;
- Audição de músicas de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas;
- Hino Nacional e da Cidade;
Conteúdos - 2° Bimestre
- Participação em situações que desenvolvam a memória musical;
- Imitação e reprodução de movimentos a partir de criações musicais;
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
- Apreciar som e silêncio;
- Gosto e atenção em ouvir música;
Conteúdos - 3° Bimestre
- Instrumentos musicais;
- Exploração dos gestos corporais;
- Interesse por vários estilos musicais;
- Desenvolver memória musical;
- Atitudes normas e valores musicais;
Conteúdos - 4° Bimestre
- Fazer musical;
- Escutar atentamente as músicas;
- Desenvolver memória musical;
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças;
- Música educativa da atualidade infantil;
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Conteúdos - 1° Bimestre
- Adaptação;
- Identidade e Autonomia;
- Identificação;
- Interação;
- Valorização;
Conteúdos - 2° Bimestre
- Nome;
- Socialização;
- Cuidados pessoais;
- Imagem;
- Respeito e diversidade;
- Respeito ás características pessoais relacionadas ao gênero etnias, peso, estrutura etc.;
Conteúdos - 3° Bimestre
- Realizar atividades com independência;
- Participar de brincadeiras de escolha;
- Respeito e valorização da cultura do grupo;
- Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares do convívio social;
- Valorização de limpeza e aparência pessoal;
- Procedimentos relacionado á alimentação e higiene ;
Conteúdos - 4° Bimestre
- Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando recursos pessoais e respeitando os outros;
- Participar de brincadeiras que possibilitem ações valores e regras;
- Reconhecer o corpo e suas características;
- Identificação de situações de risco de seu ambiente mais próximo;
- Prevenção de acidentes e auto cuidado;
- Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano envolvendo cooperação e solidariedade;
ARTES VISUAIS
Conteúdos - 1° Bimestre
- O fazer artístico;
- Reflexão;
- Apreciação;
- Modelar;
- Exploração e manipulação dos materiais;
- Observação de imagens e identificação criação de desenhos;
Conteúdos - 2° Bimestre
- Atividades;
- Desenhar;
- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suporte necessário para o fazer artístico ;
- Apreciação das suas produções artísticas e dos demais colegas por meio da observação;
- Manipulação de diferentes instrumentos de pintura e desenhos.
Conteúdos - 3° Bimestre
- Manipulação de diferentes instrumentos de pintura, desenho e modelagem;
- Uso de vários suportes gráficos;
- Leitura e releitura de obra de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetivos;
- Reciclagem;
Conteúdos - 4° Bimestre
- Identificação de cores e exploração das suas diversas misturas;
- Reciclagem;
- Produção de trabalhos com arte desenvolvimento o gosto,o cuidado e o respeito pelo progresso de produção e criação .
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Nesta
faixa etária, é fundamental que a proposta curricular seja adequada,
levando
em consideração os conhecimentos que a criança já internalizou no
dia
a dia deles e aqueles que existem como possibilidades de
aprendizagem.
Serão
oferecidas as crianças um grande apoio nas atividades cotidianas
para
consolidar a aprendizagem inicial sobre alfabetização e letramento de
modo
que elas tenham a oportunidade de participar, trocar experiências e
interagir
entre si e com o mundo.
Acreditamos
que a aprendizagem será mais efetiva se forem propiciadas as
crianças
oportunidades de verbalização, incentivando-as a falar, trocar
ideias,
fazer questionamentos e problematizar.
É
nosso compromisso incentivá-las a valorizar as diferenças, conviver e
respeitar
as pessoas.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO
A
avaliação será contínua e dar-se-á através de registro e observação do
grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário