quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Crianças com dificuldades de coordenação motora

1.Divida a atividade em partes menores, mas assegure-se de que cada parte tenha sentido e seja possível de ser executada.Considerando as condições físicas da criança.

2.Tente selecionar atividades que assegurem sucesso para a criança em pelo menos 50% do tempo. Recompense o esforço e não a habilidade.

3.Tente incorporar atividades que requeiram resposta coordenada dos braços e/ou pernas (ex.: pular corda,repicar e agarrar uma bola grande). Adaptação é sempre necessária.Encoraje também a criança para que desenvolva habilidade de usar as mãos no padrão de mão “dominante” e mão “ajudante” (ex.:segurarando a bola de tênis com uma mão para acertá-la com a raquete na outra mão).

4.Mantenha o ambiente o mais previsível possível quando for ensinar uma habilidade. planejamento de todas as ações e recursos utilizados.

nova (ex.: atirar a bola na altura exata das mãos da criança, iniciar chutando com a bola parada). Introduza mudanças gradualmente, e depois que cada parte tenha sido dominada.

5.Faça com que a participação seja o maior objetivo e não a competição. Por meio de

preparo físico e de atividades que construam as habilidades, encoraje as crianças a

competir consigo mesmas e não com os outros.

6.Permita que a criança assuma papéis de liderança nas atividades de educação física

(ex.: capitão de equipe, árbitro). A criança pode desenvolver habilidades de organização e direção, que também são úteis.

7.Modifique o equipamento para reduzir o estresse e o risco de lesões em crianças que

estão aprendendo uma habilidade nova. O controle de liderança do profissional é imprescindível para controlar as ações.

Por exemplo, bolas mais leves,de espuma e borracha com tamanhos graduados,ou balões, podem ser usados para desenvolver habilidade de agarrar e arremessar.

8.Quando possível, guie passo-a-passo para ajudar a criança a ter a noção do movimento.Isso pode ser feito, por exemplo, pedindo à criança que ajude o professor a demonstrar uma habilidade nova à turma. Além disso, falar alto quando estiver ensinando uma nova habilidade, descrevendo cada passo claramente.

9.Foque na compreensão do objetivo e das regras dos vários esportes e atividades físicas.Quando a criança entende claramente o que ela precisa fazer, fica mais fácil planejar o movimento.

10.Faça comentários encorajadores e positivos sempre que possível.

Se estiver dando instruções, descreva as mudanças nos movimentos de maneira específica (ex:“Você precisa levantar seus braços mais alto.”)

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