domingo, 26 de setembro de 2010

Alfabetização: Escrita e leitura de nomes próprios

O desenvolvimento de um trabalho sistemático com o nome próprio, representa importante estratégia didática voltada para a alfabetização inicial dos alunos, além de estar relacionado á questão da cidadania.
Segundo as orientações do programa ler e escrever da prefeitura de São Paulo, esse trabalho pode favorecer a reflexão dos alunos sobre sobre o sistema de escrita alfabético e ajuda-los a avançar na aquisição da base alfabética.





Como fazer?



Os alunos podem refletir sobre a escrita do nome e a do nome dos colegas...
Os alunos podem tentar ler o próprio nome e o nome dos colegas...
Os alunos podem acompanhar alguém escrevendo seus nomes e/ ou os dos colegas de maneira convencional.



Ao organizar o trabalho com os nomes de seus alunos, é importante considerar uma diversidade de situações de leitura e escrita, tais como:

Escrever na lousa os nomes dos ajudantes do dia (aqueles alunos que irão ajudar você em algumas tarefas). O desafio dos alunos será descobrir quem são os ajudantes. Caso ninguém descubra conte para turma quem são os ajudantes, destacando algumas informações sobre a escrita ( nomes que começam ou terminam com a mesma letra, nomes compostos, nomes de meninas que terminam com a letra "a" e de meninos que terminam com a letra "o", por exemplo).
Fazer chamada dos alunos utilizando material escrito como apoio, no caso os crachás dos alunos), o encaminhamento pode e deve variar:
1- Você lê e mostra os crachás procurando destacar algumas informações sobre a escrita dos nomes;
2- Você mostra o crachá e desafia a turma (ou um aluno) a ler o nome nele registrado, de dicas que destaquem elementos da escrita dos nomes.

Pedir para eles escrevam o nome nos trabalhos propostos no dia. O encaminhamento pode variar: sem consulta (conforme suas hipóteses resultando em um registro não convencional do nome), com consulta ao colega (favorecendo a troca de idéias), com consulta a algum material escrito (exemplo, o cartão de nome, descrito na atividade sobre o crachá, colado no caderno ou cartaz com os nomes afixados na sala de aula).

Varal

Este foi feito pela professora Juliana


                                                       Trabalho com letras movéis







Nenhum comentário:

Postar um comentário