domingo, 26 de setembro de 2010

alfabetização: trabalho com listas

"Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar amor a quem se ama, sabendo que é água que dá à planta o milagre da flor" Estatutos de homem (Thiago de Mello)

Como incentivar os alunos a ler sem saber ler ?
É necessario organizar a situação didatica de leitura onde os alunos possam descobrir o que está escrito utilizando os conhecimentos que já possuem.

Segundo as orientações do progama ler e escrever , às listas compõem um tipo de texto muito presente na vida das pessoas. Listar significa relacionar nomes de pessoas ou coisas para a organização de uma ação. Por ter uma estrutura simples a lista é um texto privilegiado para o trabalho com alunos que não sabem ler e escrever convencionalmente mas é importante propor escrita de listas que tenham significado semântico para que se faça uso social desta escrita.

A lista de palavras que começam com a mesma letra é inadequada, pois descaracteriza a função social.
Ex: boi, baba, bebe, bia , boba.

      vovó, viuva, uva



Com os pequenos, ainda na educação infantil, é possível iniciar o trabalho com lista.
Olha onde a lista de direitos da criança foi parar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário