Nesse momento, a socialização, o conversar, a troca de idéias, o raciocínio, o vocabulário se desenvolvem naturalmente, enriquecidos pelo pensar e agir.
Na rodinha, o professor poderá trabalhar as "marcas do nome", levando a criança ao inicio da escrita, entendendo que a escrita é uma "marca", um código do que se fala.
Sugestão de musica para cantar antes da rodinha.
Chegou a hora da rodinha
Vamos todos participar
eu e meus coleguinhas
temos coisas pra contar.
( Versão da musica pirulito que bate bate)
Na roda, o professor poderá elaborar juntamente com os alunos os "combinados", em um cartaz ou mural, onde as crianças combinam o que podem ou não fazer, explorando o conteúdo, o raciocínio lógico, a organização e a linguagem.
Exemplo: Nossos combinados
Ir ao banheiro na hora do banheiro, ou quando estiver bem apertado
Quando o coleguinha falar todos ouvem com atenção
Limpar o que sujou
Jogar papéis e cascas de frutas na lixeira
Pedir licença antes de entrar em qualquer lugar na escola.
Não correr ao andar pela escola
E mais combinados que o educador achar pertinente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário