domingo, 12 de setembro de 2010

Uma proposta para creche e pré escola

Proposta de conteúdos que possam ajudar as educadoras a organizarem e planejarem sua prática diária.
Cabe ao educador criar formas de conduzir seu trabalho levando em conta as necessidades especias de cada criança.


Atitudes e atividades:

3 a 6 meses
- Mudar de posição, deitar de costas, de lado
- Rolar, virar de bruços, de costas, arrastar
- Tocar objetos de tamanhos e formas variadas
-Massagear e estimular a criança tocando-a
-Acompanhar pessoas e objetos com os olhos
- Atirar brinquedos sonoros
-Balançar, ninar
-Dar objetos na mão, coloridos, luminosos
-Discriminar o conhecido e desconhecido
-Pegar objetos fora do alcance
- Interpretar a linguagem verbal e não verbal da criança
-Repetir sons
-Ouvir musicas
- Manter a mesma pessoa para estabelecimento de vinculo afetivo
- Falar com a criança, sorrir, acariciar
-Passear e perceber outros ambientes
-Mover simultaneamente os braços e pernas da criança(esse exercício vai ajuda-la a ter mais força e controle)
- Fazer carinhos na criança para que relaxe os músculos e se sinta amada
- Acariciar as costas, isso fortalece os músculos e acalma a criança
- Mostrar objetos que rodeiam e que ela possa seguir com os olhos
- Brincar com objetos, a brincadeira é importante para que comece a conhecer as coisas
- Dar mamadeira com a criança no colo sempre que possível



6 a 9 meses

- Deixar a criança em um espaço sem obstáculo( para engatinhar)      
- Colocar obstáculos (almofadas) no espaço para dificultar o trajeto
- Brincar com a criança de esconder o rosto
- Tocar objetos sonoros (sinos, chocalhos) para que a criança se localize
- Imitar sons e gestos
- Deixar a criança segurar objetos
- Brincar de arrastar, passar de deitado para assentado,
- Engatinhar, trocar de posição
- Erguer-se com apoio
- Brincar com as mãos e pés
- Explorar a luz, sons, o paladar, os cheiros
- Explorar o meio ambiente: arrastar, rolar, engatinhar, girar, ter contato com locais e objetos de texturas diversas
- Brincar de esconde esconde
- Imitar ações e objetos
- Reconhecer o próprio nome
- Imitar sons
- Entender o "dá", "não" e "vem"
- Passear ao ar livre
- Segurar a mamadeira
- Favorecer a mastigação
- Conhecer pessoas diferentes.



9 a 12 meses

- Brincar de andar, correr, saltar, girar, descer, alcançar
- Desenvolver o pegar com pequenos objetos
- Empurrar e puxar objetos
- Rasgar e amassar papel
- Entender ordens simples
- Imitar sons, repetir palavras
- Ouvir e cantar
- Mostar as partes do corpo
- Usar copo e colher
- Lavar as mãos
- Conviver com crianças maiores
- Explorar a luz, sons, paladar, cheiro
- Explorar o meio ambiente, rolar, arrastar, engatinhar, girar, andar, ter contato com locais e objetos e texturas diversas
- Resolver pequenos problemas
- Explorar brinquedos que produzem ações interessantes
- Identificar a si mesma
- Identificar figuras coloridas
- Engatinhar e conhecer o que a rodeia
- Ajudar a criança para que ela possa andar
- Explorar brinquedos de encaixar.


13 a 24 meses

- Rolar no chão e colchão
- Brincar de esconde esconde
- Correr distância variadas
- Empurrar carrinhos, caixas de papelão etc..
- Fazer a crainça passar por pequenos obstáculos
- Amassar papel
- Desenhar
- Folhear revistas diversas
- Bater palmas acompanhando canções
- Utilizar lápis de cera e tinta
- Contar pequenas histórias
- Imitar sons e cantar musicas variadas
- Introduzir o piniquinho
- Deixar a criança tentar se vestir e despir
- Facilitar e propiciar o uso de colher nas refeições
- Desenvolver habitos sociais ( jogar beijinhos)
- Utilizar materiais com texturas e formatos variados
- Propiciar a criança a oportunidade de ouvir músicas
- Manipular objetos ou brinquedos para que a criança atinja um objetivo
- Brincar com brinquedos que a criança possas puxar o cordão
- Imitar animais
- Modelar com massinha
- Empurrar e puxar caixas e / outros objetos
- Brincar de roda
- Utilizar cordas e linhas no chão em jogos ao ar livre
- Utilizar saquinhos de areia de tamanhos e volumes variados
- Utilizar giz de cera, tinta, argila e massa
- Utilizar jogos de encaixar, enfiar e de construção
- Brincar ao ar livre para que as crianças percebam cheiros variados, bem como formas e texturas
- Brincar com a modulação da voz alternada.(alta, baixa)
- Perceber pequenas diferenças nas gravuras
- Utilizar o jogo simbólico através da dramatização e imitação ( bichos, pessoas, situações)
- Explorar formas e funções dos objetos
- Manipular os blocos lógicos ou materiais que possibilitam agrupamentos e seriações variadas
- Contar histórias
- Trabalhar em rodinha, surpresas, novidades etc.
- Utilizar copo, colher etc...
- Trocar-se, vestir-se, abotar-se, calçar, pentear-se etc...
- Escovar os dentes após a merenda e almoço
- desenvolver hábitos sociais ( cumprimentar na chegada e despedir-se na saída)
- Trabalhar sons com a boca ( estalar etc).


- Linguagem  2 a 3 anos

- Memorizar músicas, versos, jogos de imitação, etc
- socializar e descontrair- Fase de adaptação
- Fazer e pregar fichas com objetos existentes na sala
- Propiciar a ação verbal. o aumento do vocabulário, a organização do pensamento e da comunicação.
- Vivenciar situações sitemáticas de leitura e escrita
- Criar um ambiente alfabetizador ( a criança deverá ter acesso a jornais, revistas, livros etc)
- Proporcionar condições para o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística (pintura, modelagem, recorte, desenho)
- Ouvir, contar e ler histórias.

3 a 4 anos
 - Desenhar e escrever do jeito que a criança sabe ( escrita espontânea )
 - Diferenciar desenhos da escrita
 - Montar um ambiente alfabetizador onde a criança poderá ter acesso a diferentes textos escritos ( histórias, livros, cartas, receitas, jornais, álbuns, poesias, revistas em quadrinhos etc)
 - Propor atividades com os nomes das crianças, fazer crachás com desenho e escrita (observar, conhecer e escrever o próprio nome e as palavras mais detalhadas nos temas


Matemática

3 a 4 anos

- Conhecer a s cores primárias, (Azul, vermelho. amarelo)
- Ajuntar/ separar, abrir/fechar , encaixar os objetos
- conceituar: maior/menor, grosso/fino, cheio/vazio, duro/mole, quente/frio, dentro/fora, depressa/devagar, rapido/lento, alto/baixo, leve/pesado etc.
- Ordenar com três elementos
- trabalhar transformações dos objetos físicos EX: (terra+água= barro)
- Ordenação em 5 elementos
- Comparar seres e objetos colocando-os em ordem e graduando-os de acordo com suas diferenças (ex: do mais claro para o mais escuro)
 


 





"Não tenho caminho novo, o que tenho de novo é meu jeito de caminhar"(Thiago de Mello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário